Mostra Latino-Americana

O curta-metragem latino-americano se destaca no Festival de Curtas este ano pela originalidade e pela perspectiva autoral dos filmes desta seleção, sem perder a conexão com questões centrais importantes para os cineastas do continente, como resistência e ancestralidade, em histórias de amor, luto, luta e solidão aqui contadas através de um olhar sensível e intimista.

Choques culturais são um tema constante, provocando diálogos muitas vezes conflituosos, mas que fazem emergir uma humanidade esquecida; diferenças geracionais, de classe, de nacionalidade criam arestas que movem o mundo em direções inesperadas. A morte é outro foco muito presente, porém vista por vieses diversos: clínicos, celebrativos ou ritualísticos, os olhares sobre o fato mais inevitável da vida intrigam e até divertem o espectador. 

Os filmes passeiam por tempos e lugares: enfrentamos a sociedade católica do México do século XIX, cantamos com crianças da etnia Emberá Chami da Colômbia e dançamos com bonecos de animação nos Andes chilenos. Em todos esses curtas lateja uma incrível pulsão de vida, reinventando nossa visão do universo latino-americano ao som das trilhas mais surpreendentes, passando por sons conhecidos, mas também pelo trance, k-pop e música tradicional polinésia.