Apresentação
Boas-vindas
Poucas semanas antes desta 36ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, perdemos Zita Carvalhosa, fundadora e diretora da Associação Cultural Kinoforum. Para honrar seu legado e memória, continuamos a realizar o Festival com o compromisso e o entusiasmo que ela sempre nos inspirou, uma mulher admirável que dedicou mais de 40 anos ao cinema brasileiro, formando público, abrindo portas para novos realizadores e produzindo curtas e longas-metragens que marcaram a cinematografia nacional. É isso que ela esperava de nós.
Este ano, temos o prazer de apresentar uma programação com mais de 250 filmes de todos os continentes, exibidos gratuitamente em nove salas de cinema e espaços públicos. Mesclando produções de jovens realizadores e veteranos, os curtas continuam a ser um reflexo não apenas da realidade, mas também de mundos imaginários. Eles estão distribuídos entre nossas tradicionais Mostra Internacional, Mostra Latino-americana, Mostra Limite, Mostra Infantojuvenil e Programas Brasileiros.
Entre os destaques de nossos Programas Especiais, trazemos dois programas que celebram o movimento Dogma Feijoada, que completa 25 anos. Lançado no Festival de Curtas de 2000, este manifesto trouxe as questões raciais para o centro das discussões sobre o audiovisual brasileiro e rendeu frutos significativos.
Em parceria com o Festival de Curtas de Clermont-Ferrand, apresentamos os programas Eco Minds e O Som no Cinema. Nosso giro internacional ainda inclui um programa de novos realizadores africanos, Conexão Áfricas, e uma seleção de obras de animadoras do Leste Europeu.
Reforçando nosso compromisso com a formação, a difusão e a internacionalização do curta-metragem, temos uma nova edição do projeto Curta & Mercado, que retoma os Kinoforum Labs, espaço de desenvolvimento de projetos que se conecta com a rede de eventos que promovem os laboratórios como elemento fundamental na cadeia produtiva do audiovisual.
Agradecemos a todos os realizadores que nos confiaram seus filmes, aos patrocinadores e apoiadores que nos ajudam a viabilizar o Kinoforum e ao público que nos acompanha. Nossa maior aspiração é perpetuar o legado de Zita Carvalhosa e levar este Festival adiante por muitos anos.
Equipe Kinoforum
Fortalecendo o Audiovisual Brasileiro
A realização do Kinoforum - 36º Festival Internacional de Curtas de São Paulo reafirma o compromisso da Secretaria do Audiovisual, como Ministério da Cultura, com o fortalecimento do setor. É nítida a valorização dos curtas brasileiros tanto quanto os internacionais, promovendo o intercâmbio de experiências e linguagens.
Com quase 3 mil filmes inscritos de diversos países, o Kinoforum é uma vitrine da potência criativa global. E a Lei Rouanet tem sido essencial para ampliar eventos como este, com a mobilização de mais de R$ 300 milhões entre 2023 e 2024 para o audiovisual, fortalecendo a produção, a formação e a difusão do cinema no Brasil e no mundo.
Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura
Catalisador de Inovação e Oportunidades para o Audiovisual Paulista
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo investe ativamente no audiovisual como setor estratégico, impulsionando a criação, a circulação de obras e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva. O audiovisual paulista, por sua articulação de linguagem e tecnologia, gera oportunidades concretas, impacta a economia criativa e projeta talentos em cenários nacional e internacional.
Nesse sentido, o apoio ao Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo reafirma o compromisso do Governo do Estado com iniciativas que contribuem para a vitalidade e o dinamismo do setor. Consolidado como maior festival de curtas do país e um polo de difusão e reflexão, o Kinoforum acolhe diversas vozes e estéticas, tornando-se um território vibrante para intercâmbios. Mais que uma mostra, é um ponto de convergência que conecta realizadores, espectadores, profissionais e estudantes, impulsionando a renovação do pensamento e da prática audiovisual.
A atuação do Festival está alinhada aos princípios da política cultural estadual: ampliação do acesso, descentralização territorial, incentivo à produção independente e consolidação de circuitos sustentáveis de criação e fruição. Em 2023, o festival foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo. Nesta edição, apoio ocorre via Edital Fomento CultSP, que seleciona projetos com comprovada relevância artística, impacto formativo e potencial de fortalecimento do ecossistema cultural e criativo paulista.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas reitera seu compromisso com políticas que fomentem a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do setor. Nosso objetivo é um ecossistema cultural robusto, que gere oportunidades para realizadores e democratize o acesso a produções audiovisuais de alta qualidade para o público.
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
À Incansável Zita Carvalhosa
A Spcine mais uma vez se orgulha da parceria com o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que chega à 36ª edição como referência na valorização do curta-metragem e na difusão do cinema independente.
Nesta edição, celebramos a vida e legado da querida Zita Carvalhosa, fundadora do festival e uma das maiores influências do audiovisual brasileiro. Com sua visão generosa e incansável, Zita foi responsável por formar públicos, revelar talentos e construir pontes para projetos e profissionais do audiovisual.
Sua atuação moldou políticas, inspirou novas gerações e foi essencial na criação da Spcine, tornando-se uma grande aliada da empresa.
A paixão de Zita pelo cinema seguirá como farol para quem acredita no poder transformador do audiovisual.
Vida longa ao Kinoforum. Viva Zita!
Lyara Oliveira
Presidente da Spcine
Curta como Abertura
Pela liberdade criativa, diversidade narrativa e agilidade na produção, o curta-metragem segue sendo território fértil da criação audiovisual. Em suas múltiplas, esse formato conciso permite o ensaio de ideias, a afirmação de linguagens e o surgimento de vozes que tensionam, expandem e reimaginam as formas de ver e narrar o mundo.
O Sesc reconhece, no curta-metragem, um campo estratégico autônomo para o fortalecimento da linguagem cinematográfica e da diversidade cultural. Ao favorecer o acesso de cineastas com trajetórias e contextos distintos, essa modalidade contribui para a renovação estética e política do cinema. Muitas vezes à margem dos circuitos comerciais, esses filmes encontram no Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo –um espaço legítimo de circulação, visibilidade e diálogo.
Parceiro do Kinoforum desde sua primeira edição, o Sesc reafirma, por meio do apoio contínuo, seu compromisso com a valorização do audiovisual como linguagem artística, instrumento educativo e mediação cultural. A realização conjunta com o Festival amplia a presença do cinema na instituição, estimulando experiências compartilhadas, formações críticas e intercâmbios entre públicos, obras e realizadores.
Neste percurso, é com gratidão e reconhecimento que saudamos a trajetória de Zita Carvalhosa, idealizadora e força motriz do Kinoforum, cuja contribuição singular à cultura cinematográfica permanece como referência e inspiração no Brasil. A melhor forma de celebrar sua memória é garantir a continuidade e o fortalecimento do festival que ela ajudou a construir — um espaço vivo de criação, encontro e renovação permanente do audiovisual.
Em tempos de transformações profundas — nos modos de conceber, narrar e se relacionar com histórias e imagens —, a concisão do curta revela-se, paradoxalmente, um espaço de ampliação: das urgências que ganham forma à possibilidade de um cinema mais acessível e plural. No ano em que o festival celebra sua 36ª edição, a instituição reitera a aposta no curta-metragem como abertura para a criação e projeção de narrativas e imaginários diversos.
Luiz Deoclecio Massaro Galina
Diretor do Sesc São Paulo
Compromisso com a Linguagem Audiovisual
Em sua 36ª edição, o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo eafirma sua importância como um dos principais espaços de exibição, reflexão e circulação do curta-metragem no Brasil e no mundo. Com patrocínio de longa data do Itaú Unibanco, a parceria reafirma o compromisso do Itaú Cultural com a valorização da linguagem audiovisual, presente em diversas frentes da atuação da instituição.
Neste ano, seis curtas selecionados pela curadoria do Kinoforum, que trazem à tona temas contemporâneos e plurais, integram uma mostra especial na plataforma Itaú Cultural Play – itauculturalplay.com.br – com exibição online de 21 de agosto a 7 de setembro. A plataforma de streaming reúne, atualmente, 450 títulos de todo o país, com destaque para curtas brasileiros.
O incentivo ao audiovisual, em sua potência criativa e formativa, possibilita ampliarmos a formação de públicos cada vez mais comprometidos com a sociedade e com o futuro.
Itaú Cultural
Criar e Sentir sem Barreiras
Um curta cabe em quinze minutos; a liberdade que o alimenta, não. Conquista histórica da sintonia entre um e outro, o Kinoforum é vitrine para frames que pulsam com ousadia: intensos, experimentais, sem pedir licença.
É esse mesmo impulso que move Prudence a trocar tabus por conversa franca e prazer responsável. Se o festival dá palco a quem filma no risco, chegamos para lembrar que sentir também é ato de autoria e expressão — com consentimento e cuidado, mas também com coragem e curiosidade.
Entre o ficcional e o documental, a animação e a videoarte, o Kinoforum impulsiona narrativas de gerações que criam segundo esses valores. Sob a luz do projetor, no escurinho do cinema e com a pele arrepiada, celebramos histórias que, no lugar da mesmice e da convergência, escolhem roteiro próprio.
Nesta 36ª edição — a primeira vez de Prudence, aquela que a gente nunca esquece — que cada sessão seja um convite a expandir fronteiras: da tela, da pele, das muitas formas de criar e sentir com liberdade.
Prudence