Mostra Limite

Desde 2019, o Kinoforum dá ao cinema de experimentalismo e vanguarda um lugar destacado, que permite e instiga um diálogo provocador entre filmes que se arriscam narrativa e esteticamente. Esse espaço é a Mostra Limite, batizada pela inspiração evocada pelo primeiro filme experimental feito no Brasil — a obra-prima de Mário Peixoto de 1931, Limite. 

O programa Cronofagia explora diferentes noções de tempo narrativo através de reconstruções, projeções e sofisticados simulacros temporais. 

Vereda Tropical reúne curtas que relacionam sensualidade e sensorialidade através de elementos como a natureza e a cultura pop. 

Já o programa Os Lugares de Memória, inspirado em uma coleção de textos dirigida pelo historiador Pierre Nora, é composto por narrativas que relacionam espaços físicos e o seu papel na construção e preservação de uma memória coletiva. 

Vários filmes desta mostra têm percorrido importantes eventos tanto do cinema como das artes visuais e digitais; outros estão estreando sua carreira no Festival de Curtas de São Paulo, neste espaço que privilegia apostas estéticas ousadas e incomuns.