Programas Brasileiros

A capilaridade de políticas públicas de incentivo à cultura, a exemplo da Lei Paulo Gustavo, tem resultado numa volumosa produção de curtas-metragens que é sintoma de demandas historicamente represadas. Como uma espécie de faca de dois gumes, a democratização do acesso a financiamentos tem oportunizado a emergência de obras audiovisuais num alargado espectro de intimidade com o ofício cinematográfico.

Assim, a 36ª edição do Kinoforum recebeu um montante inédito de mais de 800 inscrições de filmes brasileiros. O conjunto de curtas selecionados compõem os doze programas da Mostra Brasil, além de programas da mostra Cinema em Curso, Mostra Infantojuvenil e alguns filmes distribuídos nas mostras Limite e Nocturnu, já que estas duas últimas mostras promovem o diálogo de filmes de gênero tanto brasileiros quanto internacionais. 

Assim, os programas brasileiros se configuram como uma rosa dos ventos que aponta para pontos cardeais desta cena cinematográfica nacional em suas multiplicidades regionais e de linguagens estéticas, sem perder de vista a diversidade de gênero, raça e sexualidade. Em cada sessão, os filmes se convocam a partir do exercício desafiador de um corpo curatorial que é coletivo em sua inserção histórico-política, mas também atento à ousadia de obras que não se furtam do exercício do risco. 

carregando...

carregando...